quarta-feira, 30 de maio de 2018

UMA PARÁBOLA BUDISTA NOS ENSINA O PODER DA PACIÊNCIA







A parábola abaixo conta a história de Matajuro Yagyu, o filho deserdado de um grande espadachim em sua trajetória para seguir a tradição de seu pai. É uma história inspiradora que abre nossos olhos para a importância da paciência. Confira!

Matajuro Yagyu era filho de um excelente espadachim. No entanto, seu pai acabou por deserdá-lo, pois não acreditava que o filho tivesse as habilidades necessárias para seguir o mesmo caminho.

Matajuro, sentindo-se constrangido e envergonhado, seguiu em uma missão para o Monte Futara, para aprender a arte com um renomado espadachim chamado Banzo. Chegando lá, Matajuro foi novamente entristecido, porque Banzo confirmou o julgamento de seu pai a respeito de suas habilidades.

– Você quer aprender comigo a arte de ser um espadachim? Você não atende aos requisitos necessários.

No entanto, Matajuro era uma pessoa persistente, e não desistiu de seu objetivo:

– Se eu me esforçar e trabalhar duro, quantos anos levarei para me tornar um mestre?

– O resto da sua vida, disse Banzo.

– Eu não posso esperar tanto tempo, mas estou disposto a enfrentar qualquer dificuldade, se você concordar em me ensinar. Se eu me tornar seu servo, quanto tempo levarei para aprender a arte da espada?

– Nesse caso, talvez 10 anos, disse o mestre Banzo.

– Meu pai está ficando velho e logo vou ter que cuidar dele. Se eu me esforçar mais, quanto tempo o treinamento levará? Continuou Matajuro.

– Talvez 30 anos, disse Banzo sorrindo.

– Como é possível? Questionou Matajuro. “Primeiro você diz 10 e agora 30 anos. Eu suportarei os testes mais difíceis para me tornar um mestre no menor tempo possível!”

  Bem, disse Banzo, “Nesse caso você terá que ficar comigo por 70 anos. Quando um homem está com pressa como você, leva tempo para obter bons resultados.”

– Muito bem, eu aceito, disse o jovem, quando entendeu que o mestre Banzo estava o repreendendo por sua impaciência.

O mestre ordenou que Matajuro não falasse sobre esgrima e que ficasse longe de qualquer espada. Seus deveres eram cozinhar para o mestre, lavar a louça e cuidar do pátio.

Passaram-se 3 anos nessa rotina, e Matajuro continuava firme em suas tarefas, mas quando parava para pensar sobre seu futuro, percebia que em 3 anos ainda não tinha aprendido nada sobre a esgrima, e isso o preocupava.

Um dia, Banzo se esgueirou por trás dele e o atingiu com uma espada de madeira. No dia seguinte, enquanto Matajuro preparava o arroz, Banzo o deu uma espada. E assim começou uma sucessão de ataques inesperados dos quais o jovem tinha que se defender.

Ele aprendeu com extraordinária rapidez, até que um dia, antes do décimo aniversário de sua chegada, o mestre lhe disse que não tinha mais nada para ensiná-lo.

Esta parábola foi escrita pelo monge japonês Muju Dokyo em 1283, e está presente na coleção Shasekishū do mesmo autor.

Ela nos ensina sobre a importância da paciência. O jovem Matajuro queria aprender a arte da esgrima com rapidez, mas ninguém aprende algo de tanto valor do dia para a noite. Quando ele aceitou a oferta do mestre Banzo para passar anos vivendo com ele, foi treinado dia após dia através de seus trabalhos domésticos a ter paciência e depois a dominar os movimentos exigidos pela esgrima, que com o tempo o tornou capaz de praticar a arte com maestria.

De acordo com a filosofia budista, nossas vidas são feitas de ciclos, e precisamos ter paciência para esperar até o momento certo. Essa é uma lição poderosa que todos podemos aprender.


Autor: Colunista do Site O Segredo
Bênçãos de Amor e Luz



Nenhum comentário:

Postar um comentário