sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

VITAL FROSI - NÃO HÁ FATALIDADE NA VIDA; HÁ PROVA, EXPIAÇÃO OU MISSÃO







Amados!

A doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, sempre traz o lenitivo que alivia as dores de cada um. É no além túmulo que o Espírito escolhe como deve ser a vida num corpo físico, durante toda a existência na próxima reencarnação.

É exatamente nisso que consiste o seu livre arbítrio. Ninguém pode anular tal projeto, pois é sempre a escolha daquele que vai passar por mais uma existência na fisicalidade.

A vida na matéria, vai lhe proporcionar todas as oportunidades para que ele possa elevar-se, não somente na Ciência, Arte e Cultura, mas principalmente na sua evolução Ética e Moral. E é sempre na Ética e na Moral que mais falha pois é uma prova muito difícil vencer as tentações que lhe são apresentadas.

Então podemos entender que o livre arbítrio não é tão somente resistir ou não às Provas, mas ele está baseado já de antemão, isto é, foi uma escolha feita ainda antes de encarnar. Foi lá, na condição de Espírito, quando a consciência está alargada para o passado e para o futuro, que o Espírito entendeu o que seria melhor para o seu progresso espiritual.

Mesmo sabendo que, uma vez submetido ao véu do esquecimento, há grande possibilidade de falhar, tudo aquilo que acontece aqui no plano físico, sempre vai lhe mostrar quais as possibilidades que ele tem. Algo além do que possamos imaginar, parece nos conduzir sempre para o enfrentamento das provas que ainda restam.

Mesmo que seja normal revoltar-se contra as situações difíceis, quando o Espírito retorna novamente ao plano espiritual, terá reconhecido que tudo acontece para o seu próprio bem. Nada é por acaso, pois que tudo está baseado na causa estipulado por ele de antemão.

Muitos leitores dos textos já questionaram: Por que Deus permite tanto sofrimento para determinadas pessoas, enquanto outros aparentemente têm uma vida mais facilitada?
Certamente que Deus não interfere, pois que se assim o fizesse, estaria atrapalhando o aprendizado de cada um. Seria a mesma coisa se um educador resolvesse todas as questões das provas de seus alunos; se não lhes cobrasse empenho e esforço para o seu aprendizado.

Obviamente, todos os Espíritos encarnados têm, a toda hora, muito amparo do Alto. À cada um, indefinidamente, é oferecido respaldo através dos emissários do Criador. São os Anjos, os Arcanjos, os Guias e os Amparadores, de acordo com o momento e as necessidades de cada um. Basta invocar com confiança sempre que for necessário. Essa é a garantia que todos recebem ainda antes de reencarnar.

Se as Provas são escolhas individuais, a Expiação também é. A diferença que é Prova é um teste para ver se o Espírito está elevado o suficiente para vencer as suas tendências. Já as Expiações são as dores e os sofrimentos que o Espírito escolhe passar, pois se sente culpado por ter causado tais dores à outrem no pretérito. Sabe ele que esse é o caminho mais curto para a redenção, já que ao encarnar, esquecerá das vidas passadas.

E quanto à Missão, geralmente é uma escolha do Espírito já mais adiantado. Tendo já passado pelo aprendizado da maioria das lições, mesmo que ainda tenha sempre algo a aprender, vem com uma determinada missão, a fim de ser mais útil aos outros. O Espírito missionário, escolhe sempre uma vida de abnegação. Priva-se de quase tudo aquilo que é oferecido aos demais, pois o que lhe importa não são as coisas banais, mas sim, aquilo que pode oferecer aos outros.

A missão, geralmente é prazerosa, apesar de parecer simplória. Ao contrário das Provas e Expiações que geralmente são dolorosas ou difíceis, a missão é mais espontânea. Brota naturalmente e parece seguir um manual já conhecido. O risco de falhar na missão também é muito menor do que as outras escolhas. E as consequências em caso de falha, também não acarretam consequências desastrosas como as outras.

Enfim, nada é imposto a quem quer que seja. Todo o percurso contido nas sucessivas reencarnações, são sempre escolhas pré agendadas pelo próprio Espírito ora encarnado. É nisso que se baseia o livre arbítrio., E visto desta forma, não há jamais vítimas e tampouco há excluídos. Cada um enfrenta as lições que ainda lhe falta para seguir na longa caminhada da vida. Aqueles que nos opõem obstáculos, são na verdade, os nossos melhores amigos espirituais, pois são eles que nos proporcionam oportunidades de executar o nosso projeto encarnatório.

Eu sou Vital Frosi e minha missão é o esclarecimento.

Namastê!

Fonte: Facebook de Vital Frosi
Instagram: @entrandonanovaera
Conheça meu livro: CAÇADORES DE BÊNÇÃOS


Bênçãos de Amor e Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário